segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dia de Gnhoque

Bem, hoje me inscrevi na corrida da UAB que acontecerá na Festa Anual da Universidade que é Chamada de Fiesta Mayor.

Tem de 3 km e 6 km. Obviamente, como metido que sou vou fazer a de 6 km!!! Depois conto a vocês como foi!!! Espero que consiga terminar inteiro!!! Eheheheh!!! Idade é Foda!!!

Ah, hoje é dia de gnhoque, para os que não sabem, todo dia 29, minha família se reuni para almoçar ou jantar o gnhoque da fortuna... não encontrei na cidade... dei um jeito de fazer um aqui... Afinal o que vale é a intensão...


GNHOQUE DA FORTUNA - A LENDA

Conta a lenda que num vilarejo na Itália, um comerciante muito rico viajava com seu criado. Como a viagem tinha sido mais longa do previsto as moedas estavam acabando.

Vendo que tinham apenas uma moeda de ouro, decidiram bater à porta de uma casa para ver se conseguiam um prato de comida. Ao se apresentarem os donos, um casal de velhinhos muito tristes, disseram que só tinham um pouco de gnhoque (massas), mas que o poderiam dividir com eles.

Serviram então, um pouco de gnhoque para cada um. Comovido com este ato de humildade, o comerciante colocou a moeda de ouro embaixo do prato sem nada dizer. Ao terminarem a refeição se retiraram e seguiram seu caminho.

Quando a velha senhora recolheu os pratos encontrou debaixo de um deles a moeda de ouro. A partir desse momento a sorte deles mudou: puderam comprar o que precisavam e a lenda se espalhou.

Chegou á América do Sul com os imigrantes italianos na Argentina como o Gnhoque da Sorte ou Gnhoque da fartura.

Nenhum comentário: